Fibras Alimentares

As fibras alimentares podem ser definidas como um conjunto de substâncias derivadas de vegetais que são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado humano, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Sendo necessário consumir alimentos ricos em fibras diariamente, e de preferência, em todas as refeições, no café da manhã, nos lanches, e também no almoço e no jantar, em quantidade adequada para receber todos os seus benefícios.

Tipos de Fibras

Fibras Insolúveis

As fibras insolúveis não se diluem na água e por isso chegam ao intestino grosso acelerando o trânsito intestinal, aumentando o volume das fezes, e por isso ajudam a prevenir e a combater a prisão de ventre, hemorróidas e inflamações do intestino.

Alguns exemplos de fibras solúveis são: frutas, vegetais, legumes, e alimentos que contém aveia, gérmen de trigo, cevada e centeio. Elas ajudam a diminuir o colesterol, são fermentadas pelas bactérias boas do intestino e ajudam a manter os minerais.

Fibras Solúveis

Existem também as fibras solúveis, que formam um gel em contato com a água, retardando o esvaziamento do estômago. Por isso, aumentam a sensação de saciedade. Além disso, elas retardam a absorção dos carboidratos pelo intestino, ajudando a controlar a entrada de glicose no sangue, mecanismo especialmente importante para os diabéticos.

Portanto, o consumo dessas fibras também está relacionado ao melhor controle dos níveis de colesterol do sangue, sem contar que essas fibras podem ser encontradas principalmente nas frutas, na aveia, na cevada e nas leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico.

As Fibras Ajudam no Emagrecimento?

Como as fibras são processadas de forma mais lenta pelo organismo, o esvaziamento gástrico é retardado e tem-se o prolongamento da sensação de saciedade. Se demoramos mais para sentir fome, consequentemente comemos menos, o que resulta em emagrecimento e a outra vantagem é que os alimentos ricos em fibras possuem baixa densidade calórica.

Portanto, é recomendado o consumo de pelo menos 25 gramas de fibras por dia, sendo importante ter uma alimentação diária variada e rica em frutas, grãos, legumes e verduras.

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